sexta-feira, janeiro 15, 2010

1 mês e 1 semana de operada

Enquanto não há tempo para as mudancinhas por aqui deixa eu contar como anda toda saga da minha gastroplastia.

Estacionei nos 89,6 kg. Não consegui emagrecer nada nessa semana, nenhum grama, teve dias inclusive que engordei. Deve ser bem normal, mas dá uma angustia violenta.

Fui liberada pelo cirurgião e pela nutricionista há exatamente 1 semana a comer praticamente tudo. Passei essa última semana com altos e baixos, passei muito mal com algumas “refeições” e com outras muito bem.

Sim eu tive dumping, pra ser mais exata desde o dia da minha cirurgia até hoje foram 3 dumpings o primeiro na primeira semana de operada quando tive a infeliz idéia de tomar uns 50ml de chá de morango sem açúcar, a segunda vez foi com leite normal que tomei essa semana e a terceira foi com um simples pedaço de pão. Nada sério, nada drástico e provavelmente nem tenha chegado perto de um dumping digno de post. Foram incômodos, dor no estomago e ânsia de vomito, nada mais nem a menos.

Estou preocupada porque não emagreci, mas acho que consegui burlar algumas orientações da nutricionista e por ser uma semana de mudanças acho que estou tentando saber oque me faz bem ou mal.

A dor que estava sentindo ao me alimentar tem diminuído muito, percebi que era mais uma questão mesmo de mastigação e respiração, tenho aprendido a controlar mais e hoje consigo sentar a mesa e me alimentar sentindo o sabor das coisas, ainda preocupada e com dor, mas sem duvidas estou melhorando a cada dia.

Ontem mesmo fui a primeira vez em um restaurante self-service e consegui comer bem, meu prato estava absurdamente grande para uma recém operada, mas foi o primeiro prato fiquei meio sem jeito de colocar as coisas, a próxima vez com certeza será 1/3 doque eu coloquei.

Cometi trocentos erros essa semana, comi coisas mais pesadas para ver as reações e consigo identificar alimentos que parecem mais difíceis como por exemplo BANANA. Sim, um alimento tão importante, gostoso e fácil de mastigar tem me causado dores e incômodos, então tentei por 2x e desisti, só devo tentar denovo daqui muito tempo. Outro alimento que não consigo é o arroz, não sei explicar, mas comer arroz é o mesmo que comer cascalho, desce muito ruim e já desisti desse por um bom tempo. Mais uma coisa que tem me feito mal, por incrível que pareça, é a carne moída, um pedaço inteiro de carne parece ser melhor para mim que carne moída. Vai entender cada corpo reage de um jeito.

Cometi um monte de experimentos, erros e observações nessa semana e provavelmente por isso eu não tenha emagrecido absolutamente nada. Também estou um pouco desorganizada com trabalhos e com meu retorno ao trabalho. E ainda não comecei com os exercícios, nem caminhadinhas rápidas eu fiz. Vacilei com tudo mesmo, mas acho que foi importante para ver que sozinha a cirurgia não faz NADA por você, é preciso dedicação e comprometimento o tempo inteiro. Literalmente uma mudança na vida, uma sacudida.

Minha depre parece q estabilizou essa semana, to um pouco mais tranqüila e menos reclamona, vamos ver se nisso eu melhoro também.

Agora sim, volto definitivamente com um layout novo, uma foto para vcs saberem como eu sou huahua e talvez um endereço novo...

Não vou poder comentar no blog de vcs essa semana, mas todos os dias eu leio o reader e as novidades do blog de cada uma.

Bjs

4 comentários:

Itelba Gomes Maia disse...

Oiii...to mto feliz por vc estar bem. Ja esta em uma fase mto melhor agora né. Uma dica se quiser arriscar no arroz é tentar come - lo papa e morninho..mas vamos combinar que o arroz não é tão importante assim né. To mto mto mto feliz vc, sei que cada dia será melhor que o outro daqui para frente.
Estou anciosa em ver sua fotenha..bjinho

Claudia disse...

Gata...
bom poder comer, né?? aos poucos vamos nos acostumando com as comidinhas. É normal o peso estacionar por um tempo, depois volta... estou muito feliz por vc.
E esse ano vc vêm p/ SP, estou esperando. rsrsrsr.
beijos flor.

Larita disse...

Estou muito feliz com a sua volta! Não some não, hein?
Você deve estar sentindo MUITA diferença em suas roupas, não é? Porque vc já eliminou bastante peso! Boa sorte com seus experimentos, essa novidade na forma de se relacionar com a comida deve ser muito interessante. É literalmente um mundo novo para o seu estomaguinho!
Eu logo logo farei parte do time!
bjs

Fabíola Neves disse...

Oi gata,
Não se preocupe com o estacionamento do peso. Isso gera ansiedade, eu sei, mas logo seu organismo vai absorver melhor o mecanismo.
Com certeza foi por tudo que vc ocntou, mas que bom que vc tá prestando atenção nos sintomas pra não errar mais.
Dedique um tempinho pra vc e caminhe nem que seja por meia hora tá? Isso vai ajudar.
Quanto ao desconforto ao comer, será que vc não tá colocando comida demais no garfo heim? Coloque só a pontinha do garfo e mastigue bem antes de engolir, Ok?
Beijinhos