segunda-feira, novembro 16, 2009

Obesidade x Anorexia



Desde criança eu vejo reportagens na TV, nas revistas, nos jornais sobre anorexia. Vejo músicas de bandas que gosto como Silverchair falando sobre a doença. Novelas, filmes e seriados com personagens que sofrem do problema. E as celebridades? São várias as que sofrem e são expostas diariamente.

É um assunto que está ai na boca da mídia o tempo inteiro e dessa forma faz com que as pessoas sintam que a falta de alimentação é sim uma doença séria.

Quantas vezes já me peguei vendo fotos de meninas e meninos anoréxicos e me deu um aperto no coração, uma vontade de ajudar? Diversas. Quantas vezes eu me senti culpada por não conseguir ajudar uma ou outra amiga que se sentia mal em ter que comer.

Anorexia é uma doença séria, pode te levar a morte, problemas psicológicos sérios, fisicamente você fica um caco, mentalmente destruído, a recuperação lenta, dolorida. É tudo um processo longo e doloroso tanto para entrar quanto para sair da anorexia.

E a obesidade?

Porque a mídia, a sociedade e inclusive nós não tratamos como doença e com preocupação esse transtorno?

Porque quando vemos uma pessoa gorda pensamos como se aquilo fosse opcional, como se fosse uma culpa ou uma escolha.

Porque tratamos a anorexia como doença e a obesidade como opção?

Lembro de alguns famosos que ficaram obesos com o tempo como as revistas, os sites os criticam de forma tão negativa, como se ser obeso fosse até falta de caráter e quando uma celebridade aparece magra demais isso é visto com bons olhos ou certa preocupação, mas não culpa ou falta de vergonha na cara.

E se no surto de Britney Spears ela tivesse ficado anoréxica? Será que a carreira dela estaria tão em jogo como esteve quando ela esteve fora da silhueta desejada pelas capas de revista ou será que as capas de revistas estariam estampando as coisas como dor e sofrimento? Poderia citar diversas celebridades que foram massacradas por conta da obesidade e tantas outras que foram tratadas como doentes quando a doença era a anorexia.

Obesidade não é escolha...
Obesidade é uma doença...
Obesidade é uma doença séria, pode te levar a morte, problemas psicológicos sérios, fisicamente você fica um caco, mentalmente destruído, a recuperação lenta, dolorida. É tudo um processo longo doloroso tanto para entrar quando para sair da obesidade.

E se....

Por um milagre da medicina alguém inventasse uma cirurgia para a anorexia?
E se diversas pessoas pudessem deixar de sofrer tanto com a anorexia com o auxílio de um procedimento cirúrgico, acompanhamento psicológico e nutricional?
Será que isso seria tão mal visto quando é para o obeso?
Será que a burocracia seria tão grande quanto para o obeso?
Será que os planos de saúde dificultariam tanto o processo?

Porque essa diferença de julgamento em doenças tão iguais e tão diferentes?

5 comentários:

Fabíola Neves disse...

Miga, realmente é uma questão muito complexa.
Nos tratam como desleixados e não como doentes que somos.
Mas a nossa doença, graças à Deus já foi descoberta a ferramenta auxiliar a amenizar os desastres causados por ela, já que a doença em si, ainda não tem cura.
O importante é que a gente descobriu a tempo e que VOCÊ também vai poder desfrutar dessa maravilha de ferramenta em breve.
Força na peruca e Vamo que vamo!!!
Se fosse fácil, como vc iria contar sua história depois??? heheh
Se cuida viu???

Claudia disse...

Oi, linda???
esse assunto realmente é de deixar qualquer obeso nervoso. Pois eu acho q não existiria tanta burocracia p/ um anoréxico...e p/ nós só falta vender a alma p/ conseguir uma simples assinatura.
É cumulo do descaso c/ o obeso.
beijinhos
te desejo sorte.

@BlzasemTamanho disse...

Olá

Adorei esse seu post e gostaria de reproduzir ele em meu blog ou ainda melhor se vc quiser adaptar ele p/ meu blog eu vou adorar postar lah :) bjsssss

Gracieli Borges Ferreira disse...

Oi... Abri um tumblr... Vc se importaria em colaborar com seu texto?

É FofasemCabeca.tumblr.com

Trata justamente disso, como funciona. Cabeça e o comportamento de quem está acima do peso, o preconceito e em breve meu depoimento sobre o balão intra-gastrico...

Obrigada!!!

Gracieli Borges Ferreira disse...

Oi... Abri um tumblr... Vc se importaria em colaborar com seu texto?

É FofasemCabeca.tumblr.com

Trata justamente disso, como funciona. Cabeça e o comportamento de quem está acima do peso, o preconceito e em breve meu depoimento sobre o balão intra-gastrico...

Obrigada!!!