segunda-feira, setembro 13, 2010

Isso vem mudando tudo...

É tempo de mudanças, agora mais drásticas emocionalmente e de comportamento que visualmente.

Eu tenho vivido os mesmos problemas há muito tempo, as mesmas ansiedades que tomaram conta de mim e me fizeram ficar 40kg fora do peso ideal. Se as coisas continuarem assim… ai sim quando acabar o efeito “mágico” da cirurgia bariátrica eu sei que vou voltar a engordar tudo novamente. Desconto as angústias em comida, é evidente.

Não que eu seja uma pessoa desequilibrada, mas quando entro nas ondas depressivas é uma coisa bem avassaladora e desesperada. Ai volto ao normal a espera de uma nova crise… isso … isso ai a cirurgia não cura.

As últimas semanas, as últimas quinzenas... na verdade os últimos 2 meses tenho analisado mais esse meu comportamento de angustia e compensação. Está bem claro pra mim que tento compensar um vazio me enchendo de comida. Claro que não consigo me entupir de comida agora, mas e quando eu conseguir? Será que vou mesmo desperdiçar todo esse esforço que tive até aqui? Eu penso muito nisso.

Higiene mental

Tenho uns lances estranhos, quando resolvo mudar algo em minha vida faço uma mega faxina nos meus ambiente, arrumo tudo, limpo tudo, esfrego, organizo, ordeno, jogo coisas fora, compro coisas novas, limpo, limpo, limpo...
Depois disso faço listas, ordeno e vou tentando finalizar item por item. De alguma forma isso me traz uma sensação de organização mental, metas, controle da situação... normalmente funciona muito bem. Passei os últimos 3 dias nisso, limpando, organizando, jogando cosias fora... a casa ta um brinco, o guarda roupa quase vazio (doei as roupas folgadas), os livros limpos e organizados, a cozinha organizada... tudo em seu devido lugar.

Dando adeus...

Por outro lado outras coisas são mais difíceis de organizar, limpar, desfazer...
Há sentimentos, pessoas, situações que não podemos simplesmente colocar em seu devido lugar, precisa de mais sutileza, serenidade e controle para resolver. Mas de fato, consegui ver que hoje sou mais importante que muita gente ao meu redor, consigo ver quem é essencial ou não. E se no meio dessa minha nova auto-confiança eu me enganar eu não vou chorar rios por um equivoco, mas sim levantar a cabeça e não desistir de nada e principalmente de mim.
Existe hora para dizer adeus a quem é de adeus...

Chorei bastante nos últimos dias por algumas decisões ou por enxergar coisas que não queria ver de jeito nenhum, mas passou e agora é me concentrar em outras coisas... em mim e no meu mundinho pequeno.

Engole o choro e vamos nessa...

terça-feira, setembro 07, 2010

9 meses

independência?

Hoje faço exatos 9 meses que operei, li novamente alguns posts antigos e vejo como amadureci meus pensamentos em um tempo relativamente curto, mas cheio de motivos e experiências.
A impressão que tenho é que vivi uns 5 anos nesses 9 meses, mudança de imagem, de dramas, de conhecimentos, profissionalmente, mudanças, mudanças… e como diz o nome do blog ” isso vai mudar tudo”, não somente a gastroplastia, mas tudo que nasceu a partir da decisão que tomei por ela.

Claro que a mudança não é tão profunda para mudar meu “eu“, minha história, meus ideais e minhas experiências ou apagar algumas dores, sentimento, mas tudo se transforma sim… de alguma maneira as coisas se transformaram. Por exemplo.. estou passando mais um drama sentimentaloide na vida e ao contrario de estar ali na cama chorando ate meu rosto se deformar de tao inchado estou aqui fazendo planos sobre qualquer coisa… a dor tá aqui comigo, mas eu tenho o mínimo de coragem de encara-la.
A gastroplastia nao vai mudar situações, mas reações. O mínimo de coragem, o mínimo de alta auto-estima…

A vida anda conturbada. Continuo me decepcionando com as pessoas, continuo com os problemas de sempre, continuo com os mesmos dramas, mas vejo tudo isso de uma maneira diferente. Há o mínimo de esperança no meu suspiro de cansaço.

Estou mais leve e eu engordei…

É verdade…engordei 2kg durante a segunda parte das minhas ferias, já perdi 1kg e agora estou com 69.4kg totalizando os surpreendentes 400g a menos nestes ultimo’s 30 dias. Eu considero um feito, já que comi como uma porca nos ultimos 20 dias…

Tenho me alimentado muito bem, a tolerancia com os alimentos está perto do normal, das coisas comuns ainda nao me acostumei a comer arroz, mas todas as outras já tolero bem dependendo da quantidade. E isso inclui todos os doces, salgados, sorvetes, tortas,, carnes., verduras, hortaliças e frutas. Nao tenha nada que eu nao consiga comer. É um alivio dizer isso já que até os 4 meses eu pensei que jamais me alimentaria e sentiria algum prazer ao comer.

Estou em grande falta com as consultas e acompanhamento nutricional, já tem meses que nao vou ao medico. Fui em uma endocrino recentemente que me pediu exames e ainda n fiz.. estou relapsa, mas pretendo me alinhar novamente com esses meus compromissos.

Coração

O coração ganhou mais um band-aid, mais uma magoa, mais uma história, mais uma murchadinha, talvez a maior, mas como falei lá em cima… encaro as coisas de uma maneira diferente agora e a certeza que tenho é que vou sobreviver a tudo de alguma maneira, ainda n descobri como, mas vou.

Férias

Passei as ferias na praia, foi tão diferente me sentir mais confortável com meu corpo. Não ter vergonha ou medo de algo que nem sei explicar.
Estou deveras longe de algo chamado alta auto-estima, mas lá longe consigo ver algo que nunca vi.

Balanço

Até aqui são 33.6kg a menos, faltando 4.4kg para chegar a meta médica.