quinta-feira, dezembro 24, 2009

17 dias de operada e um feliz natal

Essa terceira semana de pós-operatório tem sido meio esquisitinha... tenho sentido algumas dores e dificuldade em engolir as coisas... acho estranho porque no cmeço nao senti praticamente nada.

Também estou com dificuldade de tomar os 200ml de sopa que preciso tomar. Tenho tomado 150ml chorando, ontem mesmo devo ter conseguido menos de 100ml.

Essa semana também comecei com a proteína que tem um gostinho terrível e também com o polivitaminico enfervecente, que vou te contar... é horrível.

E calma que tem mais reclamaçao...
Ontem eu tomei a minha primeira injeção de B12, realmente dói, mas nao tanto quanto eu imaginava, a dor é só na hora e bem rapidinha, o meu problema foi que uns 4min depois da injeçao eu tive MUITA vontade de vomitar, mas passou rápido.

Essa semana tem sido o ó. Muito enjooada, ja cansei do sabor das sopas e estou desanimada como falei no post anterior.

A unica coisa boa foi que dei uma saidinha com uns amigos e consegui me divertir, vi um filminho e acompanhei a galera num restaurante que pretendo voltar assim que puder comer alguma coisa digna. Nao passei fome e nem fiquei com vontade de nada, mas achei os pratos lindos.

E assim segue...
Eu gosto mto de natal, mas esse eu ando mto triste com lembranças ruins e uma porçao de coisas chatas de pensar... mas espero que tudo melhore.

Felicidade a todas vcs.
bjo grande

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Depressao pós cirurgia ?

Hj é dia de consulta com o cirurgião, mas nao devo me pesar. Acho que só vou me pesar amanhã que tenho consulta com a nutricionista.

Estou triste...
Tem uns 5 dias que estou muito triste, sei que depre e tristeza sao coisas diferentes, mas sei que essa tristeza aqui tá estranha. Muito estranha. Eu se quer sei explicar oque ando sentindo.

Eu nao sinto nada diferente em mim, nao sinto que emagreci, nao sinto nada melhor... nada.
Ok, meu pé está menor... só isso. nao sinto nada, nao sinto forças, nao sinto animo nenhum, nao sinto vontade de fazer nada, só sinto vontade de dormir o dia inteiro e pensar um zilhao de coisas.

Nao.. nao estou almejando resultados inacreditaveis nos meus primeiros 15 dias de operada... acho que ate estou perdendo peso bem...

eu nao sei explicar...
mas é mto ruim oque ando sentindo.

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Balanço dos 9 dias de operada

Os primeiros 7 dias são realmente chatos... eu mesma não aguento mais ter que beber chá ou gatorade e estou quase mandando a água de coco para os quintos do inferno. Não aguento mais, até o cheiro me da nojo. E vou repetir, sempre fui muito fã de agua de coco e chás.

O que me salvou mesmo foi que nesta última segunda-feira fui liberada para os caldos de sopa. Só de ter alguma coisa com sal na minha boca me deixou mais feliz, mas sei que meu romance vai acabar rapidinho, devo enjoar logo. Na próxima segunda começo com as sopas liquidificadas e peneiradas, espero que isso me segure um pouco mais.

A dieta dessa semana é caldo da sopa coado, quase transparente, chás, agua de coco, gatorade e gelatina mas eu dispensei o gatorade, não tava dando mais. A gelatina depois que eu operei parece um saco de açucar de tão doce, dá um trem ruim, mas pelo menos é algo quase mastigável, hoje vou trocar o sabor para ver se melhora.

Na ultima consulta que tive com o cirurgião e a nutricionista eu ate fiquei mais animadinha, porque tirando o fato do meu pé e dedos das mãos estarem bem mais fininhos eu nao estava sentindo emagrecer nada, mas.... eu já perdi 5,5kg na primeira semana de operada, num total de 7,5kg junto com a dieta pré-operatória. Fiquei satisfeitíssima.

Já sai da casa dos cem... nem acredito. estou com exatos 95,5 kg.
A última vez que tive esse peso foi em Fevereiro de 2008.

Acho que meu rosto deu uma afinadinha, meu pescoço está timidamente dizendo "eu existo e logo vou aparecer".

Eu acho que no geral to bem, estou fraca, um pouco enjooada, me deu ansia de vomito um dia desses, mas nao cheguei a passar mal, to com muita caimbra, mas nao sinto dor nenhuma, a dor na hora de engolir os alimentos ja nao sinto. só me incomoda um pouco quando ele chega no estomago, da uma dorzinha fraca, mas nada demais.

É isso, espero que nos próximos dias as coisas melhorem.

sexta-feira, dezembro 11, 2009

3º e 4º dias de pós-operatório

Terceiro dia pós operatório

Ainda estou com medo de dar algum problema… acho que esse medo só vai sumir daqui muito tempo.

Eu to me sentindo mto bem até aqui, a dor no pescoço já sumiu e eu por incrível que pareça já estou conseguindo dormir de bruços.

Quando eu operei da vesícula, ha 3 anos, eu só consegui dormir de bruços uns 10 dias depois e eu operei tem só 3 dias.

Estou vivendo de Gatorade, água de coco e água nessas últimas 30horas e tem sido bem chatinho, o gosto mudou completamente e eu sempre fui muito fã de água de coco. Na hora de engolir incomoda um pouco, da uma dorzinha de leve, mas acredito que seja normal no começo.

Me receitaram um remédio todos os dias, mas eu esqueci o nome dele agora.

Quarto dia pós-operatório

To me sentindo muito fraca. Ontem a noite minha mãe me obrigou a ir na padaria com ela caminhando, pq todos do hospital falaram que andar era o segredo. Fiquei muito fraca.

Hoje acordei fraca também, bem fraca...

Meu intestino ta funcionando normalmente, estou sentindo algumas dores nas costelas e quando engulo algum liquido tb dói um pouco.

Ainda não estou sentido fome nenhuma, nem enjôos.

O remédio que eu estou tomando é o Nexium, foi super caro R$190,0 a caixa que dura 4 semanas, exatamente o período da dieta hardcore. Ele serve para a acidez do estomago, dores, irritações e mais um monte de coisas.

Sobre o blog, não se preocupem, eu vou continuar com ele.... alias vou mudar layout, talvez o domínio, enfim empolguei e como trabalho com isso acho justo investir um pouco. Mas mudanças só em janeiro e pode deixar eu aviso a todas por aqui e por e-mail.

Volto logo e obrigada por todos os comentários.

quarta-feira, dezembro 09, 2009

A minha cirurgia

Oie meninas!

Voltei.

Sem dor, já estou em casa e pronta para outra.

Mentira, não quero passar por outra cirurgia tão cedo. Mas foi tudo muito bem.

Minha cirurgia estava amrcada para as 8 da matina, cheguei no hospital as 6 da manhã por indicaçao da secretária, mas eu só fui pra sala de cirurgia às 11:40h. Conversei com a anestesista, com a instrumentadora e um dos cirurgiões. O meu cirurgião mesmo, eu nao vi não. Já tava apagada quando ele chegou.

Voltei para o quarto às 18h e na mesma hora me colocaram para andar e fazer exercícios de respiração, confesso que eu nao estava me sentindo muito bem nessa hora, mas horas depois eu ja estava zerada.

O dia seguinte foi bem tranquilo, mais fisioterapia e mesmo sem poder comer ou beber eu já nao sentia fome, mas tb vou confessar que estou morrendo de vontade de comer, mas fome eu nao estou sentindo.

Só hoje, o médico me deixou tomar água e já me deu alta, estou em casa vendo minha mae e meu irmao comendo, eu salivando de vontade mas me mantendo na água de coco, que devo confessar mudou totalmente o sabor depois que eu operei e infelizmente foi pra pior.

Em resumo....
Foram 55h de internação
5 horas entre a cirurgia e meu retorno ao quarto
Umas 4 visitas de fisioterapia
4 visitas dos 2 cirurgiões.

A única coisa que tá me incomodando muito é uma dor no pescoço de tanto eu forçar para levantar da cama. De resto to tranquila, sem gases por incrivel que pareça, sem dores, sem enjoo... nada. nem parece que eu operei.

Obrigada a todas, volto depois para contar mais.
Bjos

domingo, dezembro 06, 2009

Minha cirurgia é amanhã

Amanhã é o dia da minha cirurgia.

Tomei minha decisão definitiva em março/2009, são 8 meses de espera para esse dia. Comecei minha saga pré-operatória em Junho, quando marquei a visita a um cirurgião, conversei com minha família e alguns poucos conhecidos.

Leio blogs e sites sobre o tema há mais de um ano e isso me ajudou bastante a pesar os prós e contras de uma cirurgia como essa e enfim tomei minha decisão.

A saga até aqui não foi fácil, nem doce, nem divertida, mas com certeza foi importante, necessário e educativa. Acho que depois de tudo isso passei a ser uma pessoa mais determinada, decidida e afim de lutar pelo que eu quero.

Foram meses de consultas, km e km rodados por essa cidade atrás de endereços de consultórios, encarar o mau humor de muitos médicos, a incompetência de alguns profissionais de saúde e sobre tudo ouvir a opinião de pessoas muito mal informadas ou simplesmente estúpidas.

Foi constrangedor informar minha cirurgia a algumas pessoas e ser julgada por quem não quer entender a minha necessidade.

Foi duro enfrentar a reprovação dos meus parentes e tentar de alguma forma fazer com o que o quadro mudasse.

Triste ver algumas pessoas que deveriam se interessar pelo assunto simplesmente ignorar ou se afastar de mim.

Totalmente avassalador enfrentar 3 perícias com negativas de autorização da cirurgia e que no final deu tudo certo. Foi muito desgastante.

Mas

Tudo até aqui valeu apena.

Cresci, aprendi, pratiquei a paciência mais doque em qualquer época da minha vida e sim, posso dizer que amadureci como gente e conheci um pouco mais sobre meu corpo e minha cabecinha confusa.

Um dos meus primeiros posts aqui no blog eu escrevi que o pré operatório com certeza seria uma das partes principais dessa decisão, que era nele que eu iria refletir, relembrar fatos, enfrentar preconceitos e tudo mais. Todo esse caminho tem um motivo e nos resta é aprender com tudo oque for possível.

Vou operar às 8h do dia 07/12/09 por um cirurgião muito competente e por uma equipe de sucesso, desejo do fundo do meu coração que tudo saia bem e que eu retorne o mais breve possível para continuar contando sobre a minha gastroplastia.

O plano é me internar 2h antes da operação, a cirurgia deve levar 1:30h e vou ficar na sala de recuperação por mais 2h. De lá vou para o quarto e ficar internada por até 48h, isso tudo depende da avaliação do cirurgião

No período que eu estiver no hospital vou fazer jejum de 24h após operação, sendo que a hidratação será por soro.

Mas isso também pode mudar de paciente para paciente, tudo depende das decisões do
cirurgião.

Não estou tão ansiosa, nem nervosa. Apenas estou pensativa. Pensamentos negativos também surgem, mas nada avassalador. Estou consciente dos riscos, mas também de que estou nas mãos de uma boa equipe e que fiz tudo para que nesse dia ocorra tudo bem.

O importante é correr atrás da nossa felicidade, de correr atrás de uma qualidade de vida melhor, de ter a saúde e a auto estima recuperadas. Não usar a obesidade para se esconder ou para aceitar qualquer coisa.

Enfim... estou correndo atrás do meu melhor e isso ninguém pode me negar, nem eu mesma.
A todos que pensam sobre a possibilidade de fazer uma cirurgia como essa é muito importante se informar, procurar bons médicos, entender o processo do seu convênio, entender os riscos, fazer as coisas com calma se tiver que levar meses que leve. Seja atenciosa e responsável com suas escolhas.

Reflita sobre suas decisões e necessidades.

Ontem o dia foi arrastado, deveria ter feito bastante coisa, arrumado minha casa, organizado documentos, separado minha mochila para o hospital, mas eu não consegui fazer nada alem de deitar, ver filmes e pensar muito sobre tudo que vivi ate aqui... minhas recordações mais felizes e tristes. Tem passado um filme na minha mente nos últimos dias. Espero que muita coisa melhore daqui por diante.

Ainda tenho esse domingo para resolver tudo isso.

Não sei se volto ao blog antes de operar, mas fica aqui meu obrigada a todas as meninas que me ajudaram com informações e boas vibrações.

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Faltam 2 dias

Tá chegando...
Hj teve nutricionista, consulta rápida. Pesagem, orientaçoes para a semana da cirurgia e só.
To com o peso cravado em 101kg, ou seja a dieta maldita me fez perder só 2kg. =(

Amanha volto com um post enorme, as minhas orientacoes para a proxima semana e tudo mais.

Só to preocupada que ate agora ninguem me ligou pra falar o horario da internaçao. =(

*update - a moça ligou, minha cirurgia será às 8h da manhã*

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Faltam 3 dias

Mais 3 dias completos e eu opero.
Ainda nao sei o horário que deve acontecer a cirurgia no dia 07, mas nao estou tao ansiosa como imaginava.

Tenho tido uns pensamentos insanos de morte, de dor, de sequelas e tudo mais, mas nao tanto quanto eu imaginava.

Oque tá pegando mesmo é a fome. Tô com muita fome por causa da dieta pre-operatória e to com um peso enorme na consciencia de ter vacilado em alguns dias. =/

Amanhã tem uma prova de resistência, é a confraternização aqui do trabalho, a gente escolheu um rodizio de Foundi.... carne, batata e chocolate. E eu? Vou ficar na base da água de coco, mais uma vez. Senão fosse pelo amigo oculto eu não iria, porque to com fome mesmo!

Eu sei que depois da operação não vou ter essa fome insana, mas enquanto nao opero me resta escutar meu estomago roncando o dia inteiro.

Amanhã tem nutricionista e minhas últimas orientações para a cirurgia.

terça-feira, dezembro 01, 2009

O cheiro do bife

Aqui onde trabalho é costume almoçar na frente do PC. È muita correria para todo mundo e isso é quase uma tradição.

Hoje já acordei com o estomago pregado de tanta fome e decidi que na hora do almoço iria para casa tomar a sopa para não ficar passando vontade na frente de todo mundo que costuma pedir fastfood, china inbox, tudo que eu adoro.

Fui pra casa tomei minha água de coco e 200ml da sopa.
Quando vim embora passei na frente de outro apartamento e subiu aquele cheiro maldito de bife frito e feijão... Nossa eu quase bati naquela porta hahah.

Minha dieta pré-operatória não ta as mil maravilhas não... eu vacilei em alguns dias e ainda faltam 6 dias para enfrentar a fome maluca q estou sentindo.

Fico devendo as fotos do post anterior, a bateria acabou =/